Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou belas palavras de amor, liberdade e justiça. Elas são um conforto para as nossas almas sofredoras. A origem desse sofrimento encontra-se em nossas ambições e vaidades. Em São Mateus 6,19-21, Jesus Cristo nos ensina onde reside o verdadeiro tesouro, o qual vale a pena juntar:

“[19]Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. [20]Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. [21]Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.” Mt. 6,19-21

O que nos ensina O Nosso Senhor Jesus Cristo com estas palavras? Aprendemos com estas palavras dele que existe um tesouro muito maior que os bens materiais. Este tesouro não tem valor financeiro, mas espiritual. Ele nos ensina que o tesouro que acumulamos no Reino de Deus, o único que tem valor, é  a soma das nossas atitudes morais, é a busca incessante pelos caminhos da retidão, da conduta humana pautada na prática do bem, do amor e da caridade. É o cultivo das boas virtudes.

Onde está o vosso coração neste momento? Em que recai a tua preocupação quando, a noite, pões à vossa cabeça no travesseiro? Estás o vosso pensamento em direção dos teus bens, do vosso conforto, ou este busca a verdadeira riqueza que somente Deus é capaz de conceder?

DEUS É A VERDADEIRA RIQUEZA

Jesus Cristo nos ensina que onde está o nosso tesouro, lá está o nosso coração. Então, vamos entregar o nosso coração a Deus, pois este é o guardião de toda a nossa riqueza espiritual, aquela que vem da prática do bem, do desprendimento das coisas mundanas. Não juntemos tesouro que fortalece nossa vaidade, que nos ensoberbece, que nos faz egoísta, que nos torna injusto, que nos faz amante dos vícios. Pelo contrário, vamos acumular tesouro que nos torna pessoas dignas de sermos chamados de Filhos de Deus. 

O Altíssimo, Deus em toda a sua Glória, nos dá as condições que precisamos para viver sem os excessos que nos conduzem a um mundo de trevas. Em verdade, são as nossas ambições materiais e sociais que nos trazem a maior parte do sofrimento. Fortunas e títulos não tem valor no Reino de Deus. Por certo, ambos nos conduzem ao declínio espiritual e às mais vis atitudes. Não se trata de buscarmos uma vida miserável para agradar a Deus. 

Um certo conforto é  necessário para a plenitude da alma. Mas, não esqueçamos que riquezas e títulos são caminhos fáceis para glória das pessoas e, por conseguinte, nos mantém longe da Glória de Deus, posto que, aquilo que agrada ao mundo, não são apreciáveis aos Olhos de Deus. O caminho da fama e da riqueza são perigosos e poucos são os que não sucumbem diante dele. Trabalho e sucesso, quando desprovidos de um propósito espiritual que nos conduza verdadeiramente a Deus, não tem valor algum. Com efeito, todo o valor da existência humana está em Deus. Assim, é por este valor e pela Glória Deus que devemos pautar nossas condutas.

Portanto, vamos usar os belos ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo contido neste evangelho de São Mateus para vencer a maior batalha que travamos em nosso íntimo. Nessa luta contra as trevas que nos espreita, refletir profundamente sobre as palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo leva Luz onde antes havia escuridão. Deus é a verdadeira riqueza.