SÉRGIO MORO, O HOMEM, O JUIZ E O BRASIL

Vivemos tempos em que não dá mais para suportar tanta corrupção na política do Brasil. Clamamos por mudanças. Estamos gritando “basta” e começamos agir para acabar com desfaçatez em que se tornou a nossa política que tanto nos envergonha.

No Brasil de hoje, o grito daqueles que querem um país limpo ecoa mais distante e germina nos espíritos de jovens que acreditam que existe saída para um Brasil melhor. Nesta direção surgem muitos Sérgio Moro que de uma forma ou de outra estão mudando o Brasil.

Por tudo isso, o juiz Sérgio Moro tem se destacado no combate ao crime de colarinho branco apontando sua caneta justiceira para políticos e empresários corruptos. Moro é um dos exemplos de que ainda há no Brasil pessoas e instituições que acreditam na justiça e que as leis devem ser aplicadas a todos os cidadão indistintamente. Moro está entre as pessoas que creem nas nossas instituições e não temem o batedor de carteiras e nem os criminosos engravatados.

Isto significa que o Brasil está mudando aos poucos a forma como a população vê os políticos, empresários, artistas, intelectuais e pessoas de grandes influências na sociedade. Estas pessoas deixaram de acreditar que o Brasil é um país de senhores que por causa dos títulos e posição social acreditam que estão acima de tudo e de todos. Muitas brasileiros, sobretudo os mais jovens, estão dispostos a lutar pelas virtudes que tornam um povo grandioso. São pessoas filiadas a um só partido: o partido do povo brasileiro, onde todos unidos querem um pais digno para esta e para as próximas gerações.

A trajetória do juiz Sérgio Moro é descrita por Luiz Scarpino em seu livro Sérgio Moro – O homem, o juiz e o Brasil. Scarpino relata a historia de um homem obstinado, corajoso e determinado a combater a corrupção no Brasil. O autor faz uma breve passagem pela vida pessoal de Moro, mas o foco é a sua atuação nos casos que vão do escândalo do Banestado até a Lava Jato.

O livro Sérgio Moro – O homem, o juiz e o Brasil foi publicado em 2016 pela editora Record. Luiz Scarpino é advogado e professor de direito e jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto e sócio da Scarpino Sociedade de Advogado.