pedagogia historico-critico e luta de classes na educação escolar

Escrever que a educação é  o maior problema do Brasil já virou clichê. Mas infelizmente está é  uma realidade da qual não temos como fugir e é nosso dever buscar soluções. Muitos desses problemas são causados por aqueles que acreditam na nova ordem educacional mundial: os intelectuais educadores. Eis a origem de uma geração de retardados que pensa tudo saber, mais que são apenas instrumentos para os delírios do estableshiment.

Quando os nossos governantes sob a influência de alguns educadores como Paulo Freire decidiram que a função da escola pública é  de formar a consciência política e social do indivíduo, deixou-se para trás o verdadeiro objetivo da escola que é o de transmitir conhecimentos das ciências exatas, biológicas, linguísticas e noções de deveres cívicos.

Mas, como os intelectuais educadores continuarão em sua empreitada de criar a nova ordem educacional mundial, então convém lê-los. É o caso do livro Pedagogia Histórico-critica e Luta de Classes na Educação Escolar dos autores Demerval Saviani e Newton Duarte ambos doutores em educação. Os autores defendem sobre o ponto de vista marxista, a educação como instrumento de luta de classe e que para isso se realize é  necessário uma ideologia socializante. Algumas reflexões dos autores evidenciam a preocupação em mudar a ordem educacional estabelecida.

“Constitui tese central deste livro a  assertiva de que a luta pela escola públicas coincide com a luta pelo socialismo.”

“Tal tese está apoiada na análise de uma contradição que marca a história da educação escolar na sociedade capitalista.”

“A outra direção possível do movimento produzido pela contradição que marca a educação escolar na sociedade capitalista, esta sim, favorável aos interesses da classe trabalhadora, é a da luta pela efetivação da especificidade da escola, fazendo do trabalho de socialização do conhecimento o eixo central de tudo o que se realiza no interior dessa instituição, ou seja, aquilo que dá sentido à sua, existência.”

“Para que uma teoria marxista da educação possa ser também uma pedagogia marxista, é necessário assumir um posicionamento afirmativo sobre o que significa educar seres humanos hoje.”

“Assim, não se pode negar o caráter marxista da teoria da escola como “aparelho ideológico de Estado elaborado por Althusser (s/d.) “