Arte e Imaginação, livro do filósofo britânico Roger Scruton sobre a arte e a estética. Esta obra, Roger Scruton dedica ao estudo da Estética e a Arte como uma filosofia da mente.

“O propósito do presente livro é esboçar uma teoria do julgamento e da apreciação estética em termo de uma filosofia empirista da mente. Para filósofos idealistas, a estética jamais se separou da filosofia da mente: esses filósofos produziram teorias do pensamento, do sentimento e da Imaginação que reservam lugar central inteligível para as atividades do juízo e da apreciação estética.”

Apreciar uma obra de arte, seja na literatura, arquitetura, pintura ou escultura, sobretudo as clássicas, vai além do ato de ver cores e formas. É necessário explorar o sentido estético que Roger Scruton chama de apreciação estética que dá a esta um caráter e retorna uma identidade ao objeto.  Segundo o autor, há uma lacuna entre a estética e a filosofia da mente que deve ser investigada, em outras palavras o estudo da Teoria do Significado ou juízo estético. Neste sentido Scruton argumenta que:

“Dessa forma, se a arte é, em algum sentido mínimo, um meio para o despertar da experiência estética, é ainda assim um meio que não pode ser substituído por outro”

Roger expõe que a arte como ideia de beleza e imaginação representa as mais belas criações do homem. Isto está refletido na estética da perfeição na música de Wagner em Parcifal, Tristão e Isolda; no sentimentalismo de Beethoven e Schubert; na natureza revolucionária de Dom Giovanni de Mozart. Reflexos também na arquitetura e na literatura, sobretudo nesta última em que Scruton evidencia a singularidade na expressão da metafísica poética de T.S Eliot. A compreensão da arte espera de quem a aprecia um sentimento e conhecimento da alma do autor e da sua época. Aliado a isso, um senso estético que extrairá da estética o significado da arte observada.

“Compreender uma obra de arte será análogo a compreender uma sentença: envolverá apreensão de certas proposições sobre os objetos representados e os estados de espíritos expressos.”

Portanto, o livro Arte e Imaginação é uma leitura importante para quem se interessa pela beleza.

 

Leituras recomendadas

INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE A ORIGEM DE NOSSAS IDÉIAS DO SUBLIME E DA BELEZA