João Melchior Bosco (1815-1888), foi um diocesano católico apostólico romano, beatificado em 1929 pelo Papa Pio XI e fundador da Congregação Salesiana. O presbítero Dom Bosco é conhecido por seus trabalhos pela educação infanto-juvenil, sua missão maior. Ele acreditava que somente através da educação cristã os jovens se tornariam adultos virtuosos. Dentre a sua vasta obra encontra-se “O Cristão Bem Formado”, que data de 1875. O livreto resume muitos desses ensinamentos ministrados por Dom Bosco para o aperfeiçoamento da alma jovem. Portanto, esta obra foi, particularmente, dirigida aos jovens e a sua formação moral. ”A entrada que o homem escolher na juventude, provavelmente será a mesma até a morte”, pregava Dom Bosco.

Dom Bosco explica que antes de qualquer coisa na vida o jovem deve primeiro conhecer Deus e suas obras. Com efeito, este deve ser o seu primeiro passo no caminho da retidão e do virtuosismo. Afinal, não se pode conhecer a criação sem acreditar na existência de um criador. Com isto, Dom Bosco ensina aos jovens que Deus vem antes de qualquer coisa em suas vidas.

Entretanto, não basta dizer apenas “eu tenho Deus no coração” ou “eu acredito em Deus”. É necessário tornar-se virtuoso. É isto que Dom Bosco ensinou, é este o legado que ele deixou para os jovens. A mensagem dele é clara: O caminho para chegar a Deus é uma estrada em que o jovem encontrará dificuldades, pois terá que se manter longe dos vícios e das paixões. Isto exige disciplina, dedicação e estudo no livro de Deus.

“É preciso ser perseverante”, dizia Dom Bosco, pois somente ao consagrar-se às obras de Deus é que os jovens alcançarão a felicidade eterna. Vigiar… vigiar, é a palavra de ordem. Afastar-se dos pecados é um dever. Colocar-se distante das más condutas deve ser um trabalho constante. Por isso, jovens mensageiros de Deus, vigiai, vigiai, vigiai, eis as recomendações de Dom Bosco para vós. Mantenham-se longe de tudo aquilo que perverte o espírito e nos afasta de Deus, orienta Dom Bosco.

Estudo, eis o instrumento que o jovem deve se valer para trilhar o caminho da retidão. Dom Bosco aconselha a ler bons livros, aqueles que eleva o espírito e te aproxima de Deus. Ele também sugere que tu te mantenhas afastado dos maus livros, aqueles que corrompe a vossa alma. Portanto, jovem, é através do estudo sério e compenetrado das palavras da bíblia que extrairás a Verdade que precisas para ter, verdadeiramente, Deus em vosso coração.

“O Cristão Bem Formado” contém preciosas lições sobre como o jovem deve se comportar diante da vida. Leia-o jovem, reflita profundamente sobre cada palavra e parágrafo. Esta pequena obra, que contém lições universais, lhe ensinará como conservar as virtudes e você deverá fazer disso a sua vocação. Aprenderá a fugir do ócio e evitar escândalos e conversas fúteis. Valorizará a boa leitura, bem como evitar as leituras ruins. Recomendação última: Coloque tudo que aprendeste em dois lugares: na mente e no coração. Mantenha tudo lá e faça do que você aprendeu poderosos elos que formarão a forte corrente que te une a Deus. Amem!