olga

Fazer resenha sobre a vida de Olga Benário, a revolucionária judia comunista da era Vargas, seria no mínimo repetitivo. Portanto, reservo-me a única opção que entendo que me resta que é falar de uma edição, talvez a primeira, escrita por Fernando Morais sobre a vida de Olga.

Encontrei este livro num sebo aqui em Salvador/Ba e fiquei fascinado com a coragem desta mulher (não posso deixar de pelo menos expressar a minha admiração pela pessoa Olga, ainda que não concorde com suas idéias comunistas), mas mesmo assim o prazer maior foi proporcionado pela edição adquirida.

A edição da capa em questão parece ter sido a de 1985, julgar pela foto do Fernando Morais (este é o autor da biografia de Olga, para mim, de longe, a melhor biografia escrita sobre Olga) jovem que vem na orelha do livro. O que me empolgou na leitura foi a possibilidade de estar lendo a primeira edição, visto que já tinha lidos outros trabalhos sobre esta personalidade e não fazia muito tempo, tinha assistido a minissérie da Globo e que me pareceu ter sido muito próximo da realidade dos fatos ocorrido na vida de Olga e no Brasil da década de 30 a 60, e ter lidos outros livros sobre a Olga ainda que de forma superficial.