A CORRUPÇÃO DA INTELIGÊNCIA

A Corrupção da Inteligência, livro do escritor e doutor em antropologia, Flávio Gordon, examina em seu livro, A Corrupção da Inteligência, a relação existente entre o poder e os intelectuais. Inferi como esta relação é perniciosa para a vida do brasileiro.

Primeiro Gordon a origem desta relação e investiga como os intelectuais de hoje foram forjados sob uma agenda maquiavélica para corromper a cultura e a educação no Brasil. Aponta Antonio Gramsci como uma dos responsáveis pela formação da estirpe de pensadores forjados para atender uma agenda socialista-comunista. As estratégias de dominação de Gramsci, conforme ele próprio previu devia começar pela formação dos intelectuais orgânicos, cujo papel era de fundamental importância para impregnar as instituições públicas com as idéias gramscistas. Estes eram os soldados da guerra de posição, movimento tático importante para os objetivos de Gramsci. Uma vez plantadas as sementes, era só aguardar a germinação. Gordon nos mostra o poder dessas sementes em produzir intelectuais orgânicos.

“É por isso que o leitor brasileiro não deve se espantar quando, por aqui, o cantor da banda baiana Psirico diz que o seu hit carnavalesco Lepo Lepo é um “grito contra o capitalismo. […] Evidentemente, nem ele nem seus fãs precisam conhecer a crítica de Marx ao capitalismo. Basta saber – e cantar e repetir – que o capitalismo é algo ruim.”

 Aqui reside o problema dos formadores de opinião. Falta de domínio das idéias que defendem. Não tem noção das conseqüências dessas defesas e muitas vezes mostram-se envoltos nas mais absurdas contradições. Esses são os intelectuais orgânicos de Gramsci. Neste sentido, Flávio Gordon declara:

“Desviando o foco da base econômica para a superestrutura cultural, Gramsci conferiu-lhes poder, e isso recuperou a virilidade espiritual até dos mais combalidos e flácidos membros da intelligentsia.”

Hoje as idéias de Gramsci estão entranhadas em todas as repartições públicas, em uma boa parte das estruturas privadas. Conforme alertou o professor Olavo de Carvalho, no Brasil o gramscismo já se encontra em sua ultima fase de implantação no Brasil. Para a felicidade de Antonio Gramsci, aqui suas ideias floresceram. Lá de onde ele estiver, espera que o Brasil seja o glorioso modelo para a redenção da humanidade e encontro com o paraíso terrestre na ideologia gramscista. A imprensa, dado a sua capacidade de penetração nas massas, menina dos olhos de Gramsci, tem nesta empreitada um papel único e definitivo. Esta foi o maior instrumento de propagação do gramscismo no Brasil. Eis o que pensa Gordon a respeito.

“Nada mais distante do que se passa no Brasil contemporâneo. Vivemos a era da bondade espalhafatosa, autocomiserada, narcísica e vaidosa de si. Nossa concepção de bondade e de justiça tornou-se açucarada e enjoativa. Não exibe aquela ágil e prosaica indiferença descrita por Proust, senão o peso solene de quem vive todo o tempo a mirar-se no espelho da aprovação alheia. Temos uma bondade acusatória e indulgente. Sou bom, logo, tudo me é permitido. Que se dê uma espiadela nas redes sociais, nos grandes veículos de comunicação, no meio artístico, nas universidades, e os rostos da bondade artificial estarão todos lá, como máscaras grotescas, carrancas afetadas e autopiedosas que destilam o seu farisaico senso de justiça e o amor de dois tostões pelos oprimidos do mundo.”

A Corrupção da Inteligência abre os olhos dos brasileiros para a direção que vai a nossa sociedade. A opinião pública é formada pelos construtores desta. O povo em geral tem o sentimento do dever e do direito, mas não conhece os fundamentos das suas crenças políticas e muito menos quem foram os seus fundadores e como eles a mantém. Um povo tem o governo que merece e o governo tem a cara da sua intelectuária, fazendo alusão à expressão de José Osvaldo de Meira e Penna em seu livro A Ideologia do Século XX. Este é o problema do Brasil.

O papel do intelectual na sociedade tem sido de uma assustadora coleção de equívocos. O Brasil não é o palco de experimentos ideológicos. O povo não pode ser cobaia das loucuras e utopias de intelectuais que ao aliar-se ao poder, corrompe-se e deixa-se corromper.

 

← Post anterior

Post seguinte →

1 Comentário

  1. Muito bom esse resumo vou comprar este livro me abriu muito a cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *