Em Cartas do Diabo ao seu Aprendiz, C. S. Lewis, um dos maiores pensadores do século XX, descreve nesta alegoria como o diabo instrui seu sobrinho a desvirtuar o ser humano, explorando suas fraquezas e temores, afastando-o de Deus. Nesta obra reflexiva, Lewis retrata as tentações do diabo que, assim como Cristo esteve, nós também estamos expostos, com um agravante: somos pecadores contumazes

Lewis nos alerta sobre os ardis do diabo, que procura nos enganar. O diabo demonstra profundo conhecimento da natureza humana, como evidenciado na tentação a que Cristo foi submetido. Compreender as estratégias do diabo é crucial para evitarmos ser por ele derrotados. Deus, em Sua Glória, nos dotou de livre-arbítrio, e o diabo reconhece que é por meio desse livre-arbítrio que pode nos desviar de Deus. Conhecer suas artimanhas é essencial, pois ele é sutil e ciente de nossas fragilidades. Reconhecendo a natureza humana, ele sabe que somos influenciáveis, tornando-se fácil nos seduzir e corromper.

De fato, no mundo de hoje, o diabo dispõe de uma variedade muito maior de ferramentas a seu favor. Com efeito, os recentes avanços na bioengenharia, nanotecnologia, cibernética, entre outras áreas, fazem a humanidade se afastar paulatinamente de Deus e torna-se um prato cheio para o diabo. Nessa perspectiva, a tecnologia o favorece, alimentando a vaidade e o orgulho humanos, seus piores vícios. No entanto, ciência e tecnologia não são inimigas do Homem. Se bem utilizadas, proporcionam conforto, segurança e longevidade. O verdadeiro inimigo do Homem é ele próprio, eis a nossa culpa. O diabo sabe disso e nos seduz facilmente, induzindo-nos a acreditar que não precisamos de Deus, levando-nos a até mesmo a duvidar de Sua existência.

Para escapar das suas tentações precisamos voltar os nossos corações para Deus. Não é fácil resistir a tantos apelos mundanos. Hoje tudo é mais tentador, está mais disponível. Com a crescente decadência moral das civilizações o diabo encontra solos férteis para subverter a humanidade, colocá-la contra Deus e levá-la ao inferno. Em tempos tão sombrios, finalizamos estas reflexões com a mensagem do Nosso Senhor Jesus Cristos: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26, 41-42)