Em comemoração ao bicentenário do patriarca da independência, José Bonifácio, a Câmara dos Deputados, sob a autoria de José Theodoro Mascarenha Menk, publicou uma obra notável em reconhecimento às contribuições desse eminente personagem para o Brasil, intitulada “José Bonifácio de Andrada, o patriarca da nacionalidade”.

Efetivamente, José Bonifácio destacou-se como um nacionalista exemplar, ou mais precisamente, um patriota de profundo comprometimento, cujas ações foram motivadas por um nacionalismo desprovido de ideologia partidária, uma vez que ele fervorosamente defendeu os interesses do Brasil contra qualquer forma de opressão.

Desde sua participação ativa na luta contra o domínio português, que culminou na Independência do Brasil, até seu envolvimento na instauração da República, José Bonifácio permaneceu como um monarquista constitucionalista, como registram seus historiadores e biógrafos.

Apresentando uma personalidade de firmeza de caráter, por vezes autoritária, ele conquistou inimizades que perduraram por toda a sua vida, e testemunhou o desafio de ver seus oponentes ascenderem ao poder. No entanto, a importância de suas contribuições para o Brasil é reconhecida até mesmo por aqueles que discordavam dele.

Além de sua notável carreira política, José Bonifácio era um homem de vasto conhecimento científico. Ele dedicou sua vida à causa do Brasil, lutando pelo fim da escravidão, pela liberdade e educação dos povos indígenas, e demonstrou preocupação com questões ambientais, como as queimadas que afetaram nossas florestas, em uma época em que tais preocupações eram raras.

O autor da obra em questão enfatiza que José Bonifácio desempenhou um papel fundamental na construção da independência do Brasil, guiado pelos princípios de unidade, emancipação política plena e ordem. Suas contribuições inestimáveis moldaram a vida pública brasileira, e o Brasil não seria o mesmo sem seu significativo impacto no progresso material e espiritual do país.

Como o autor destaca: “Incansável na luta contra a fragmentação do país, José Bonifácio combateu vigorosamente a escravidão e os latifúndios improdutivos, antecipou a necessidade de descentralização administrativa, cultivou profundamente o conhecimento científico e aplicou sua experiência e clareza de pensamento para tornar a emancipação da Colônia em relação a Portugal uma realidade inevitável”. Em resumo, estas poucas palavras resumem as realizações de um homem de imenso valor, que jamais permitiu que a riqueza de sua posição o corrompesse, e cuja figura continua a gerar debates acalorados entre as correntes de pensamento opostas até os dias de hoje.